- Tumores de pele (verrugas e manchas) devem ser observados periodicamente. Principalmente aqueles que mudam de tamanho, de forma e os que sangram. Os mais frequentes são os carcinomas espinocelulares, os basocelulares, e, o que merece atenção especial, o melanoma maligno, pela facilidade com que ele se espalha pelo corpo.
- Outros tumores que causam abaulamento da pele, também merecem ser examinados. Os mais comuns são os lipomas, que se estiverem em área de atrito, podem causar desconforto.
- Outra elevação frequente da pele é o cisto sebáceo que pode aumentar com o tempo e infeccionar. Quando a suspeita for esta, o ideal é fazer a cirurgia antes que a infecção apareça. Porque, caso isso aconteça, sempre vai restar um pouco de cápsula, o que provoca uma recidiva e, consequentemente, uma segunda cirurgia terá que ser feita para retirada do que restou dela.
Anestesia
Local
Cirurgia
Detalhes sobre o procedimento, tempo e cuidados, serão esclarecidos durante a consulta.
Alta hospitalar
A cirurgia é de nível ambulatorial e, após seu término, o paciente poderá voltar para casa.
Pós-Cirurgia
Os primeiros curativos serão feitos no consultório e a retirada de pontos se dará, no máximo, em 7 dias.
Observação:
Existe uma quantidade maior de tumores de pele, mas os que merecem maior atenção são os citados no item 1, pois têm forte relação com a exposição solar.
Ao se expor ao sol, procure fazê-lo num horário em que sua sombra, projetada no solo, seja maior ou igual a sua altura. Regra simples que ajuda.